Avaliação in vitro, no palato de rã, na traquéia bovina e na máquina simuladora de tosse, do transporte do escarro de pacientes portadores de DPOC, em uso de ambroxol, acetilcisteína e ciprofloxacina

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O transporte do escarro colhido por expectoração direta de oito pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) foi estudado através da determinação da transportabilidade ciliar no palato de rã e na traquéia bovina e da transportabilidade por tosse na máquina simuladora de tosse. Os pacientes foram acompanhados por um período de nove semanas, com intervalos sem e com uso de drogas, sendo o escarro colhido às oito e onze horas da manhã, no primeiro dia de cada semana avaliada. As drogas estudadas foram o ambroxoi, a acetilcisteína e a ciprofloxacina. Nos períodos sem droga, foi feita uma avaliação da reprodutibilidade dos métodos utilizados neste estudo e uma comparação entre a avaliação da transportabilidade ciliar no palato de rã e na traquéia bovina. Os efeitos das drogas estudadas foram comparados, com relação à transportabilidade ciliar e à transportabilidade por tosse, em três tempos: agudo, crõnico e reforço.

Os resultados mostraram que:

a) houve reprodutibilidade dos métodos estudados quando avaliados os períodos sem uso de droga; b) houve uma diferença significante entre a transportabilidade ciliar no palato de rã e na traquéia bovina; c) a avaliação da transportabilidade ciliar apresentou uma menor variabilidade no palato de rã do que na traquéia bovina; d) o ambroxol não alterou o transporte do muco em nenhum dos tempos do estudo; e) a acetiícisteína determinou uma diminuição da transportabilidade do escarro no palato de rã quando estudado o efeito reforço; @ a ciprofloxacina determinou um aumento da transportabiiídade ciliar do escarro no palato de rã e na traquéia bovina, quando estudados os efeitos agudo e reforço. Portanto, concluiu-se que, em pacientes com DPOC: a) os métodos escolhidos, por serem reprodutíveis quando sem uso de drogas, se prestam ao estudo da ação de drogas sobre o transporte do muco; b) a transportabilidade ciliar é menor na traquéia bovina do que no palato de rã, c) a avaliação da transportabilidade ciliar foi mais homogênea no palato de rã do que na traquéia bovina; d) o ambroxol não alterou o transporte do escarro; e) a acetilcisteína diminuiu a transportabilidade ciliar no palato de rã quando do estudo do efeito agudo; @ a ciprofloxacina aumentou a transportabilidade ciiiar no palato de rã e na traquéia bovina quando do estudo dos efeitos agudo e reforço; g) a avaliação da transportabilidade cíliar no palato de rã detectou alterações induzidas por drogas, tanto no sentido de aumento quanto de...(au)

More related