Efeitos de tratamentos antidepressivos crônicos na densidade e afinidade dos sítios de ligação da [3H]-ouabaína na Na+ /K+ - ATPase de membranas corticais de ratos

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Foi a partir da observação dos efeitos farmacológicos de drogas, tais como a reserpina, a imipramina e a iproniazida sobre o humor, que modelos mais bioquímicas para a etiologia da depressão começaram a ser sugeridos. Baseado nos efeitos bioquímicas destas drogas, hipóteses sobre a desregulação de neurotransmissores, como a noradrenalina e a serotonina, foram relacionadas com os transtornos de humor. Entre as alterações observadas em pacientes, a atividade da enzima Na+/K+- ATPase encontrase diminuída em eritrócitos tanto na depressão quanto na mania. Esta enzima tem a função de manter as diferenças de concentrações dos íons Na+ e K+ entre os compartimentos intra/extracelular. Nas células excitáveis sua função é manter e restabelecer o potencial de repouso após uma despolarização, possibilitando desta forma a passagem de outros potenciais de ação. O funcionamento da enzima, possivelmente, é regulado por neurotransmissores, tais como noradrenalina, a serotonina e a dopamina que estão envolvidas com as alterações da atividade desta enzima. O envolvimento da Na+/K+-ATPase com a neurotransmissão e a excitabilidade neuronal, torna o estudo de seu funcionamento importante para a busca da etiologia dos transtornos de humor. Avaliamos, através deste trabalho, o efeito de tratamentos antidepressivos na densidade e afinidade dos sítios de ligação da [3H]-ouabaína na Na+/K+-ATPase de membranas corticais de ratos. A privação de sono paradoxal, procedimento utilizado por ter um efeito antidepressivo, aumentou a densidade dos sítios de ligação da [3H]ouabaína e diminuiu a afinidade destes sítios somente quando o grupo controle de estresse não foi considerado na análise. O eletrochoque convulsivante diário diminuiu o número de sítios de ligação da [3H]ouabaína somente após 7 eletrochoques e, manteve esta alteração até 72 horas após o ultimo eletrochoque. Cinco eletrochoques aumentou a afinidade dos sítios de ligação da [3 H]-ouabaína, mas retomando a valores iguais aos do controle após 72 horas do sétimo eletrochoque. A administração de imipramina uma vez ao dia durante um período de 14 dias não modificou os parâmetros avaliados neste estudo. Estes dados demonstram que diferentes tratamentos antidepressivos afetam diferentemente a enzima Na+/K+-ATPase nos parâmetros densidade e afinidade dos sítios de ligação da [3 H]-ouabaína na Na+/K+-ATPase. Portanto, os dados obtidos não permitem sugerir que alterações na Na+/K+ -ATPase estejam envolvidos na ...(au)

More related