Composição corporal e hábitos alimentares de adolescentes: uma contribuição à interpretação de indicadores dpo estado nutricional

Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A adolescência, período que, segundo a Organizaçao Mundial da Saúde, compreende dos l O aos 20 anos de idade, é a fase intermediária entre a infância e a vida adulta durante a qual ocorrem modificaçoes físicas, psíquicas e sociais importantes na formaçao do indivíduo. Com o objetivo de contribuir para o melhor entendimento das modificaçoes na composiçao corporal, antropometria e aspectos dietéticos característicos da adolescência, este estudo foi realizado com 320 adolescentes, sendo 160 de cada sexo. Todos estudavam em escolas da rede pública estadual de Sao Paulo, encontravam-se maturados sexualmente e na faixa etária de 12 a 18 anos. Observou-se que 39,1 por cento dos adolescentes encontravam-se com escolaridade inadequada para a sua idade cronológica, especialmente os do sexo masculino, que também desenvolviam ocupaçao profissional em maior número. Comparando-se os que tinham ocupaçao profissional com a inadequaçao da escolaridade, encontrou-se 60,7 por cento nesta situaçao. A ocupaçao profissional foi ainda positivamente correlacionada com a ausência do pai no domicílio e com a baixa escolaridade dos pais. Em relaçao ao consumo de álcool e ao hábito de fumar encontrou-se 50,4 por cento e 1O,l por cento dos adolescentes estudados com tais práticas, respectivamente. A freqüência de fumantes foi maior no sexo feminino. Analisando-se as preferências alimentares dos adolescentes, encontrou-se refrigerante e massa, 56,5 por cento e 37,1 por cento , respectivamente, e, entre as recusas, hortaliças (69,9por cento) e carne ou ovos (32,6por cento). Estes achados, no entanto, contrariam os resultados do inquérito alimentar, onde se encontrou que carne, derivados lácteos, arroz, doce, pao, leguminosas, sanduíches e refrigerantes foram os alimentos consumidos por mais da metade dos adolescentes. Constatou-se diferenças no consumo entre os adolescentes do sexo masculino e do feminino. Com relaçao às principais refeiçoes, o jantar foi a refeiçao que os adolescentes mais deixaram de fazer. O fato da mae desenvolver atividade remunerada ou do adolescente ter ocupaçao profissional nao modificou o hábito de realizar as refeiçoes. A ingestao de calorias, macro e micronutrientes, em todas as faixas etádas, quando significante, foi maior para o sexo masculino. No entanto, o consumo calórico sempre esteve abaixo das recomendaçoes por kg de peso corrigido para a estatura observada, ao contrário das proteínas, onde a ingestao foi maior do que a ...(au)

More related