Comportamento das lesões hepáticas de acordo com a forma de aquisição do vírus, viremia e tempo de infecção em pacientes anti-HCV positivos

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a freqüência e associaçao entre as lesoes hepáticas em pacientes anti-HCV positivos com as seguintes variáveis: sexo e idade dos pacientes, forma de transmissao, tempo de infecçao e viremia. Além de estudar a freqüência e associaçao dos mercadores histológicos de infecçao pelo HCV com as mesmas variáveis e estabelecer a relaçao das lesoes hepáticas entre si. Para isso, foram estudadas 254 biópsias, com diagnóstico histológico de hepatite crônica, obtidas de 229 pacientes anti-HCV positivos, sendo 168 do sexo masculino e 61 do sexo feminino com idade média de 41 anos. Do total de pacientes SI,I por cento , apresentavam algum fator de risco para infecçao, sendo o fator mais freqüente a transfusao (34,5 por cento ). O tempo de infecçao, foi estimado em 113 casos, dos quais, 42,5 por cento apresentavam exposiçao ao HCV por 1 a 1O anos e 57,5 por cento por 11 a 34 anos. A positividade do HCV-RNA estava presente em 82,6 por cento dos casos. As biópsia foram analisadas por dois patologistas, graduando-se as atividades necro-inflamatórias portal/peri-portal, lobular e o estadiamento, conforme os critérios sugeridos por DESMET et al. (l994) e LUDWIG (1993). Foram ainda estudados os mercadores histológicos de infecçao pelo HCV. A maioria das biópsias estudadas apresentava graus discretos de atividade necro-inflamatória portal/peri-portal e lobular (66,9 por cento e 94,15 por cento respectivamente). Com relaçao ao estadiamento predominaram também os graus O,1 e 2 (67,3 por cento ). Quanto aos mercadores histológicos de infecçao pelo HCV, observou-se a presença de agregados ou folículos linfóides em 63,4 por cento das biópsia, lesao de ductos biliares em 37,0 por cento e esteatose em 73,6 por cento . Nao houve associaçao entre as variáveis histológicas e o sexo dos pacientes. Pacientes com idade superior a 45 anos apresentavam maiores graus de estadiamento e de atividade necro-inflamatória portal/peri-portal e também maior freqüência de agregados ou folículos linfóides. Nenhuma variável histológica sofreu influência em sua intensidade pela forma de transmissao da infecçao. A única variável histológica que se relacionou com a positividade do HCV-RNA sérico foi a presença de lesao de ductos biliares. Os graus mais intensos do estadiamento e agregados ou folículos linfóides foram estatisticamente mais freqüentes no grupo de pacientes com mais de 1O anos de infecçaoe...(au)

More related