Análise da validade dos índices preditivos do risco de infecçäo de sítio cirúrgico e desenvolvimento de modelo de ajuste para avaliaçäo de cirurgias vasculares

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introduçao:

A comparaçao dos índices de infecçao hospitalar depende de ajustes baseados na gravidade dos pacientes atendidos e dos tipos de procedimentos realizados. O método NNIS (National Nosocomial Infection Surveillance System), desenvolvido pelo CDC (Centers for Disease Control) ajusta a ocorrência de ISC (Infecçao de sítio cirúrgico) por três variáveis, a classificaçao ASA da gravidade da doença, a duraçao da operaçao e o potencial de contaminaçao da ferida operatória. O método NNIS foi avaliado em diversas situaçoes, mostrando-se de baixa acurácia em algumas situaçoes, como as cirurgias vasculares. O presente estudo tem como objetivo analisar a validade do método NNIÇ em cirurgias vasculares e desenvolver método específico de ajuste para estas operaçoes.

Material e métodos:

Foi realizado um coorte prospectivo no Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital do Servidor Público Estadual de 1992 a 1996. Através de busca ativa, foram anotados o tipo de operaçao, o diagnóstico de infecçao e sete variáveis: o sexo, a idade, o tempo de intemaçao pré-operatório (TIP), a duraçao da operaçao, esta ajustada pelo ponto proposto como duraçao máxima para cada procedimento, a classificaçao ASA, o potencial de contaminaçao da ferida operatória e a classificaçao da lesao arterial subjacente (LAS), desenvolvida para este estudo. A amostra foi aleatoriamente dividida em dois grupos. No primeiro grupo foi realizada análise da validade no método NNIS, e também análise univariada, bivariada e multivariada para a construçao de modelo preditivo. Os dados referentes ao segundo grupo foram utilizados para análise da validade do método NNIS e dos índices desenvolvidos com a amostra anterior.

Resultados:

Nas 909 operaçoes do primeiro grupo, foram observadas 120 (l3,2 por cento ) ISC. A análise do modelo NNIS mostrou baixa correlaçao entre o índice e a ISC, tendo sido calculado coeficiente g de Goodman-Kruskal=O,O872. Foram desenvolvidos cinco modelos com extratificaçoes diferentes das variáveis. A duraçao ajustada da operaçao e a classificaçao da LAS se mostraram associadas à ISC em todos os modelos. No entanto o TIP somente se mostrou associado com a extratificaçao desta variável em dois cortes. A análise da validade de três dos cinco modelos e do modelo NNIS na amostra de teste (n=297) mostrou baixa acurácia para todos os métodos propostos.

Discussao e conclusoes:

Os métodos multivariados nao se mostraram apropriados para ajuste dos índices em ...(au)

More related