Avaliaçäo do tamanho da artéria pulmonar após a operaçäo de derivaçäo cavopulmonar bidirecional

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Este trabalho analisou as alteraçoes nos diâmetros da artéria pulmonar (AP) após a derivaçao cavopulmonar bilateral (DCPB). Foram incluídos 18 pacientes submetidos a DCPB, no período de março de 1990 a janeiro de 1997 que possuíam exames cineangiográficos disponíveis no período pré e pós-operatório.

As medidas da APD e APE foram realizadas em três locais:

na origem, imediatamente antes da bifurcaçao e no início da artéria do lobo inferior. Em seguida, os diâmetros de cada local foram indexados a superficie corpórea ou ao diâmetro da aorta, medido em nível do diafragma. Os dados angiográflcos e oximétricos foram submetidos à análise estatística. Quando analisados os diâmetros absolutos observou-se que a maioria sofreu um aumento nao-significante, no período pós-operatório, ao passo que o diâmetro H da APE apresentou uma diminuiçao. Os índices totais I e UI apresentaram diminuiçao significante, no período pós-operatório, e no índice total 11 a reduçao nao foi significante. A análise da variável seguimento pós-operatório demonstrou uma reduçao significativa dos índices totais nos pacientes com seguimento pós-operatório inferior a 23,6 meses. A presença de fluxo sanguíneo adicional determinou o aumento dos índices APD II e IH, e uma pequena reduçao nos outros índices. As medidas da AP indexadas pelo diâmetro da aorta revelou comportamento semelhante à indexaçao pela superfície corpórea. Na ausência de circulaçao venosa colateral (CVC) observou-se aumento significante da saturaçao de 02, por outro lado, a sua presença determinou um aumento nao-significante, durante o período de observaçao

More related