Topografia diferencial da dessincronizaçäo e do ritmo teta no córtex cerebral do rato durante a vigília e o sono dessincronizado

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Desde a descrição do ciclo vigília-sono do rato no início da década de 70 diversos trabalhos em nosso Laboratório têm demonstrado que as ondas teta (5 a 11 Hz) são a atividade elétrica típica durante a vigília e o sono dessincronizado nas áreas corticais posteriores, no circuito de Papez, nos núcleos talâmicos, no sistema olfativo, no prosencéfalo basal e nos núcleos da rafe. O ritmo teta apresenta modulação de freqüência e amplitude durante os comportamentos vigis e oníricos. Quando esses comportamentos intensificam-se o ritmo teta pode ser brevemente substituído por dessincronização, que por sua vez é o padrão elétrico predominante no córtex frontal, reforçando nossa hipótese de que seja um regime de alerta mais avançado, associado a estruturas novas na filogênese. Neste projeto estudamos os eletroscilogramas da superfície cortical com relação às fases do ciclo vigília-sono, os padrões de comportamento e as áreas citoarquitônicas. Implantamos matrizes de eletrodos de níquel-cromo isolados com Teflon, equidistantes de 500 mm, cobrindo diferentes áreas corticais a cada experimento. Para o registro actográfico implantamos eletrodos bipolares na musculatura extensora da cabeça, nos músculos elevadores do focinho e epicantos oculares. Depois de soldados os eletrodos a um soquete, a montagem era fixada ao crânio com metacrilato de polimerização rápida. O soquete permitia a tranferência dos sinais elétricos a um eletrencefalógrafo para registro em papel e a analizador espectral para digitalização e posterior análise instrumental. Após a identificação visual dos padrões eletroscilográficos correspondentes à vigília e ao sono dessincronizado, determinamos para os segmentos escolhidos o espectro de freqüência, os índices de correlação e as variações instantâneas de freqüência e voltagem. Os resultados foram plotados no mapa de Krieg da superfície cortical. Durante a atividade onírica manifestada por movimentação de olhos e focinho observamos alta prevalência de dessincronização nas porções mais frontais da área 10, e nas suas porçoes mais caudais prevalência de ondas teta. Nas áreas corticais posteriores 17, 18, 29) a dessincronização incidiu esporadicamente. Áreas de transição eletroscilográfica também puderam ser identificadas, especialmente as área 3, 4 e 6. Freqüências diferentes de ondas teta ocorreram na mesma coordenada cortical e em diferentes coordenadas na mesma área citoarquitetônica...(au)

More related