Estudo etiológico da obstruçäo alta dos ductos lacrimais e da utilizaçäo do tuno artesanal de polietileno na conjuntivo da criocistorrinostomia
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com os objetivos de estabelecer quais são as principais etiologias da obstrução das vias lacrimais excretoras altas em nosso meio, quais são as complicações pós-operatórias da conjuntivodacriocistorrinostomia (CDCR) com implante de tubo de polietileno de baixa densidade e se há alguma relação entre a etiologia da obstrução e o aparecimento de complicações pós-operatórias ou o sucesso da cirurgia, foram analisadas 63 vias lacrimais com obstrução alta de 59 indivíduos. O diagnóstico foi baseado na anamnese, inspecção, biomicroscopia, testes de Jones I e II, cateterização dos canalículos lacrimais e, ocasionalmente, na dacriocistografia. A CDCR foi realizada em 35 vias lacrimais de 34 indivíduos. Para a confecção do tubo de polietileno de baixa densidade (PBD), era utilizado o protetor do dispositivo para perfusão endovenosa (Butterfly©) e uma lamparina. Avaliava-se o paciente no pós-operatório precoce e tardio através da biomicroscopia, teste de função do tubo e endoscopia nasal, além de se registrarem as complicações e o resultado das intervenções realizadas. A fim de avaliar se a ocorrência de granuloma conjuntival estava associada ao uso do fio de sutura ou ao PBD, considerou-se como grupo-controle 30 olhos submetidos à correção cirúrgica de estrabismo utilizando o fio de poliglactina 610. Para o estudo das possíveis associações entre os dados encontrados, foram aplicados os testes estatísticos do Qui-quadrado, o de Fisher e o não paramétrico para grupos independentes de Mann-Whitney. Houve predomínio de indivíduos do sexo feminino (66,1 por cento) e entre a quinta e a sétima décadas de vida (54,2 por cento). A média de idade dos portadores de obstrução alta das vias lacrimais citada pelos diferentes autores consultados é inferior à aqui descrita. Este fato talvez esteja relacionado ao predomínio da dacriocistite crônica (33,3 por cento) e da dacriocistorrinostomia fracassada (20,6 por cento), que são agentes etiológicos mais freqüentes em idosos.