Estudo da apoptose no epitélio do lóbulo mamário em mulheres no menacme tratadas com tamoxifeno

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

Nosso objetivo foi avaliar, em mulheres no menacme, os efeitos do tamoxifeno administrado durante 22 dias, nas doses de 10 e 20 mg/dia, sobre a morte celular programada (apoptose), no epitélio lobular normal, em tecido adjacente fibroadenomas de mama. Estudaram-se de forma aleatória em duplo-cego, 40 mulheres com fibroadenoma, eumenorréicas e que não receberam hormônios nem estiveram grávidas nos últimos 12 meses.

As pacientes foram divididas em três grupos:

Grupo I (n = 14; placebo), Grupo II (n = 13;10 mg/dia) e Grupo III (n =13; 20 mg/dia). Iniciou-se o tratamento no 1§ dia do ciclo menstrual, e as cirurgias for feitas no 22§. Dosaram-se duas vezes o estradiol, progesterona, prolactina, FSH, L e SHBG, sendo a primeira no 22§ dia do ciclo anterior e a segunda no dia da cirurgia O tecido mamário foi fixado em formol a 1O por cento e corado pela HE. Contaram-se o corpúsculos apoptóticos utilizando-se microscópio da marca Olympus BX-40, e duplo-cego num total de 10 campos com aumento de 4OOX. O número médio de corpúsculos apoptóticos no Grupo I (controle) foi de 34,8; no Grupo III (1O mg) 12,9 e no Grupo III (20 mg), 12,0. A análise de variância revelou diferença estatística entre os grupos, e o teste de comparações múltiplas de Fisher confirmou redução significativa dos corpúsculos nos Grupos II e III p < O,OO1. Não houve diferença entre os achados dos Grupos II e III. O tamoxifeno, nas doses de 10 e 20 mg/dia, reduziu após 22 dias de tratamento número de corpúsculos apoptóticos no epitélio do lóbulo mamário

More related