Evidência de modulaçäo idiotípica na resposta imune à gp43, o principal componente antigênico de Paracoccidioides brasilienses

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica endêmica na América Latina. Pacientes com PCM apresentam um amplo espectro de manifestações clínicas e patológicas dependendo de fatores do hospedeiro e do patógeno.

Duas formas clínicas principais da doença são reconhecidas:

a forma aguda ou juvenil e a forma crônica ou do adulto. Uma glicoproteína de 43000 Da (gp43) é o principal componente antigênico de Paracoccidioides brasiliensis. Anticorpos direcionados contra este antígeno são detectados nos soros de todos os pacientes com PCM. Como o papel de anticorpos na PCM não está completamente compreendido, decidimos investigar a evolução da imunização de camundongos com três MAbs anti-gp43 distintos (l7c, 8a e 24a) acoplados a KHL (keyhole limpet hemocyanin). Resultados mostraram não somente a presença esperada de anticorpos anti-idiotípicos (Ab2) nos soros destes animais mas também quantidade crescente e espontânea de anticorpos anti-anti-ldiotípicos (Ab3) depois da terceira imunização. Hibridomas produtores dos MAbs Ab2 e Ab3 foram obtidos, utilizando-se células do baço de camundongos imunizados com o MAb l7c. MAbs Ab3 foram também obtidos com esplenócitos de camundongos imunizados com os MAbs 8a e 24a. Foi também mostrado que soros de pacientes com altos títulos de anticorpos anti-gp43 geram espontaneamente anticorpos anti-Id. Uma vez que é postulado que anticorpos anti-Id podem ter função modulatória, decidimos purificar e caracterizar anticorpos anti-Id neste sistema. A possível correlação dos títulos de Ab2 com diferentes formas clínicas da doença foi também verificada. Resultados mostram que anticorpos anti-Id humanos purificados (Ab2 humanos) foram capazes de reconhecer especificamente o idiotipo de alguns MAbs anti-gp43 murinos (l7c e 3e), mas não outros (4O.d7, 27a e 8a). Anticorpos anti-Id espontâneos foram encontrados em todas as formas clínicas da doença. A maioria dos pacientes (88 por cento, n=8) com a forma aguda de PCM apresentaram altos títulos de Ab2. Entretanto, naqueles pacientes com a forma crônica multifocal da doença, somente 29 por cento (n=14) tiveram altos títulos de anticorpos anti-Id, enquanto que 70 por cento (n=1O) dos pacientes com a forma crônica unifocal mostraram baixos títulos de Ab2. Anticorpos anti-Id também apresentaram correlação com os títulos de anticorpos anti-gp43. Pacientes com paracoccidioidomicose foram sorologicamente monitorados ao longo do tratamento. Foi visto que...(au)

More related