Comparaçäo da colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM) e por endoscopia retrógrada(CPER) em pacientes com suspeita de doenças biliares ou pancreáticas

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Professor Livre Docente. Leader:

Introdução:

A colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM) é um método recente, não invasivo, que proporciona imagens de alta resolução dos dutos biliares e pancreáticos, e que provavelmente substituirá a colangiografia endoscópica retrógrada (CPER).

Objetivo:

Avaliar a acurácia da CPRM comparada a CPER.

Casuística e Método:

Foi realizado estudo prospectivo em 45 pacientes com 32 a 75 anos. A CPRM foi realizada em média três dias antes da CPER.

Resultados:

Os pacientes foram divididos em quatro grupos: normais, coledocolitíase, lesões estenosantes e pancreatite crônica. A CPRM foi realizada com sucesso em 44/45 pacientes (97,8 por cento) e a CPER falhou em três pacientes (93,3 por cento de sucesso). O diagnóstico da CPRM estava correto em 40/41 pacientes (97,5 por cento). A acurácia geral do diagnóstico foi de 92 por cento. Treze de 41 (31,7 por cento) pacientes tiveram exame de CPER normal. Se a CPRM fosse o exame de escolha, seria possível ganhar tempo, recursos econômicos e evitar complicações.

Conclusões:

Os resultados da CPRM e da CPER são quase superponíveis. Pacientes com suspeita de doença biliar ou pancreática sem evidências claras de estreitamente da via biliar ao US devem realizar primeiro a CPRM

More related