Qualidade de vida em pacientes portadores de doença inflamatória intestinal: traduçäo para o português e validaçäo do questionário "Inflammatory Bowel Disease Questionnaire"(IBDQ)

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A Doença de Crohn compõe com a RCUI, as Doenças Inflamatórias Intestinais. Tem evolução crônica. com características debilitantes, de etiopatogenia ainda não esclarecidas, que cursam com diarréia, por vezes sanguinolenta, evoluindo em crises e dando repercussões importantes na vida do doente. A mensuração da qualidade de vida implica na determinação do grau de bem estar subjetivo atribuível ou associado à falta de sintomas, estado psicológico e atividades realizadas e tem sido útil como instrumento de avaliação em ensaios clínicos e de programas de saúde. A inexistência em português de instrumentos para a avaliação da qualidade de vida em nossos pacientes foi a motivação maior deste estudo, aliado a realidade da observação clínica de incidência crescente de Doença de Crohn no Brasil, seguindo a tendência mundial. O IBDQ é um instrumento americano, que teve sua reprodutibilidade e validade determinada em vários estudos, mostrando-se útil na mensuracão da qualidade de vida em doentes com DII. O autor se propôs a traduzir para a língua portuguesa o instrumento e adaptá-lo para a cultura brasileira, verificando suas propriedades psicométricas (validade e reprodutibilidade). Foi aplicado em população de 50 portadores de DII, sendo 24 com DC e 26 com RCUI. Para testar sua validade de critério, estabeleceram-se comparações do instrumento com o SF-36, um questionário geral de qualidade de vida. As correlações obtidas foram em sua maioria, moderadas. Os índices de atividade da doença intestinal (CDAI para DC e o índice de Lichtiger para a RCUI) também foram empregados para a observação da validade de critério e de construção e o índice de Lichtiger apresentou melhores correlações que o CDAI. Para avaliação da reprodutibilidade, o instrumento foi aplicado em três ocasiões, sendo em duas delas por um mesmo observador (em média 12 dias de intervalo entre as aplicações) e em outra, por um segundo observador, sendo obtidos altos coeficientes para correlações intra e interobservador. A versão para a língua portuguesa do IBDQ é um instrumento válido e reprodutível, podendo se utilizado na avaliação de qualidade de vida de pacientes brasileiros portadores de DII

More related