Valor prognóstico de parâmetros clínicos, morfológicos e marcadores biológicos na adenocarcinoma do pulmäo

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo deste estudo foi investigar o valor prognóstico de parâmetros clínicos, morfológicos e mercadores biológicos na sobrevida de doentes operados de adenocarcinoma de pulmão. Com este propósito, 45 pacientes submetidos à ressecçao cirúrgica de adenocarcinoma de pulmão no Serviço de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina de Marília, entre 1988 e 1998, foram estudados retrospectivamente. Treze pacientes (28,8 por cento)eram do sexo feminino e 32 pacientes (71,1 por cento) eram do sexo masculino. A idade variou dos 39 aos 91 anos, com média de 61,7 anos. O estadiamento pós-operatório, de acordo com o sistema internacional de classificação dos tumores malignos (TNM) para o câncer do pulmão, mostrou: 5 pacientes (11,1 por cento) estádio IA, 10 pacientes (22,2 por cento) estádio IB, 10 pacientes (22,2 por cento) estádio IIB, 14 pacientes (31,1 por cento) estádio IIIA, e 6 pacientes (l3,3 por cento) estádio IV.

Foram estudados:

idade, sexo, estádio TNM, "status" N, "status" T, extensão da ressecção pulmonar realizada, grau de diferenciação histológica, porcentagem do estroma, os mercadores de atividade proliferativa celular (AgNOR, ploidia do DNA e expressão de Ki-67) e a expressão imunohistoquímica dos oncogenes (p53 e bcl2). Inicialmente cada parâmetro foi relacionado com todos os outros através do modelo Qui-quadrado. A seguir, o impacto individual de cada parâmetro na sobrevida dos pacientes foi estudado através de análise univariada pelas Tábuas de Vida. Nesta análise as variáveis significantes (p Nesta análise as variáveis significantes foram: estádio (TNM), "status" N, a extensão da ressecção pulmonar, p53, bcl-2 e AgNOR. O modelo obtido indica que estádios iniciais, baixo AgNOR e baixa expressão de p53 e alta expressão de bcl-2, apresentam um impacto positivo na sobrevida dos pacientes operados de adenocarcinoma do pulmão. Também observamos que o comprometimento linfonodal foi fortemente associado à alta expressão de p53 e alto AgNOR. Desta forma concluímos que a expressão de p53 e AgNOR são parâmetros significativos na determinação do prognóstico destes pacientes

More related