Correlaçäo e correspondência topográfica entre achados campimétrios e espessura da camada de fibras nervosas da retina no glaucoma primário de ângulo aberto

Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Oitenta e dois olhos de 48 pacientes com diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto foram estudados com o objetivo de verificar a relação entre as alterações campimétricas (funcionais) medidas pelo campímetro computadorizado Humphrey ("white-white"), e as alterações na espessura da camada de fibras nervosas da retina (anatômicas) medidas pelo polarímetro de varredura a laser GDxÖ Scanning Laser System ©.

Foram investigadas as seguintes correlações:

la- Correlação entre a média da sensibilidade dos quadrantes e do ponto de fixação do campo visual, em decibéis, e a média da espessura da camada de fibras nervosas da retina correspondente, em micra, sem classificação dos olhos dos pacientes quanto ao estádio do comprometimento campimétrico, assim : CV total e GDX total; CV nasal (medial) inferior e GDX superior; Limiar foveal e GDX temporal (lateral); CV nasal (medial) superior e GDX inferior; CV temporal (lateral) e GDX nasal (medial). 1b- Correlação entre a média da sensibilidade do campo visual superior e inferior, em decibéis, e a média da espessura da camada de fibras nervosas da retina inferior e superior, em micra, respectivamente, sem classificação dos olhos dos pacientes quanto ao estadio do comprometimento campimétrico. 2- A mesma correlação anterior, porém, com os olhos dos pacientes distribuídos em classes quanto à alteração campimétrica. 3- Correlação entre os índices globais do campo visual e os índices numéricos do analisador de espessura da camada de fibras nervosas da retina. 4- Correlação entre a média dos valores do gráfico "total deviation" do campo visual e o desvio da normalidade da camada de fibras nervosas da região correspondente. Utilizou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman, sendo o nível de rejeição para a hipótese de nulidade fixado num valor menor ou igual a O,05 (5 por cento). Investigou-se a freqüência de correspondência topográfica entre os defeitos campimétricos e as alterações da camada de fibras nervosas da retina. Observou-se correlação significante, mas de forma muito pouco intensa, nas seguintes análises: Primeira análise: GDX total e CV total r2= O, 1156 (11,56 por cento) GDX superior e CV nasal (medial) inferior r2= O, 1156 (ll,56 por cento) GDX inferior e CV nasal (medial) superior r2= O,2025 (20,25 por cento) GDX nasal (medial) e CV temporal (lateral) r= O,0484 (4,84 por cento) GDX superior e CV inferior r2 = O, 1521 (l5,21 por cento) GDX inferior e CV superior r2 = O,2025 (20,25 por cento) ...(au)

More related