Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) é o mais tormentoso fator de risco cardiovascular, cursando de modo independente dos demais. Para prevenção primária e secundária é necessário elucidar os mecanismos de indução.
Objetivos:
Estudar o efeito do enalaprilato na reversão da hipertrofia ventricular esquerda, do diafragma e do gastrocêmio para contribuir na elucidaçâo dos mecanismos de indução da HVE. Material e métodos:
foram estudados 80 ratos Wistar e divididos em 5 grupos: Grupo Controle (CON): ratos submetidos por oito dias consecutivos a injeções subcutâneas de O,3 ml de óleo de oliva às 8.OOh, e em seguida 22 dias consecutivos de injeções subcutâneas de O,3 ml de água destilada às 8.00 h. Grupo Isoproterenol (ISO): ratos submetidos por oito dias consecutivos a injeções subcutâneas às 8.00 h, de suspensão em óleo de oliva de O,3 mg/kg de peso de isoproterenol (Sigma Co.). Grupo Isoproterenol-Água (ISO-ÁGUA): ratos submetidos por oito dias consecutivos a injeções subcutâneas de suspensão em óleo de oliva, de O,3 g/kg de peso isoproterenol (Sigma Co) às 8.00 h, e em seguida, 22 dias onsecutivos de injeções subcutâneas de O,3 ml de água destilada, às 8.00 h; Grupo Isoproterenol-Enalapriiato (ISO-ENA): ratos submetidos por oito dias consecutivos a injeções subcutâneas, de suspensão em óleo de oliva de O,3 g/kg de peso de isoproterenol (Sigma Co) às 8.00 h, e em seguida, 22 dias consecutivos de injeções subcutâneas de O,3 ml de enalaprilato (lote L 072314-Merck Sharp & Dohme), às 8.00 h; Grupo Enalaprilato (ENA): ratos submetidos por oito dias consecutivos a injeções subcutâneas de O,3ml de óleo de oliva às 8.00 h, e em seguida, 22 dias consecutivos de injeções subcutâneas de O,3 ml de enalaprilato (lote L 072314-Merck Sharp & Dohme), às 8.00 h. Ao final do experimento os animais eram sacrificados e analisado o coração, diafragma e o gastrocnêmio. Foi feita a histometria dos três tipos de miócitos, e obtido o peso seco e úmido do VE nos cinco grupos. Peso úmido:
ISO > ISO-ÁGUA = ISO-ENA > CON = ENA Peso seco: ISO > ISO-ÁGUA = ISO-ENA > CON = ENA Resultado da histometria das Fibras Musculares Cardíacas, Diafragmáticas e do Gastrocnêmio em centímetros: Para os eixos maiores e eixos menores do VE: ISO > ISO-ÁGUA > CON = ISO-ENA = ENA ISO > ISO-ÁGUA > CON = ISO-ENA = ENA Para os eixos maiores e eixos menores do diafragma e do gastrocnêmio: ISO > ISO-ÁGUA = ISO-ENA = ENA = CON Conclusões: considerando os mecanismos...(au)