Mecanismos envolvidos com a atividade antinociceptiva do extrato aquoso, de uma fraçäo purificada e de compostos terpenóides obtidos das cascas do croton cajucara BENTH (sacaca)
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
chá das cascas Croton cajucara Benth (sacaca) é indicado na medicina popular da região Amazônica para doenças que envolvem dor ou processos inflamatórios. Estudos farmacológicos com os compostos terpenóides isolados das cascas da planta, revelaram atividades antinociceptiva e antiinflamatória sem entretanto ter sido explicado a utilização do chá. Este trabalho investigou em camundongos, a atividade antinociceptiva e antiinflamatória do extrato aquoso (EA) das cascas do Croton cajucara, procurando validar o uso do chá. Alem disso, com padrões dos terpenóides trans-desidrocrotonina (DCTN) e ácido acetil aleuritólico (AAA), comparamos e analisamos a participação destes compostos nos efeitos do extrato aquoso. O EA foi purificado para a obtenção de frações contendo ou não compostos terpenóides. As atividades destas frações foram monitoradas com testes farmacológicos para dor e inflamação. As cascas do caule do Croton cajucara (sacaca) foram coletadas em Jacundá Estado do Pará. O pó obtido das cascas secas e trituradas foi utilizado no prepar do EA a 2 por cento (70§C), que após liofilizado, apresentou rendimento de 10 por cento. O particionamento do EA em n-butanol e água, forneceu as frações BUOH e H2O, que após liofilizadas apresentaram rendimento de 14 por cento. O monitoramento farmacológico indicou maior efeito antinociceptivo na fração H2O. - Na fração H2O não foram detectados compostos terpenóides. - A fração H2O foi purificada por partição em solventes orgânicos de polaridades crescentes (diclorometano, metanol e água), obtendo-se 5 frações. O efeito de antinocicepção foi mantido na fração denominada F3 (rendimento de 9 por cento). - A partição do EA em n-hexano, diclorometano e metanol, forneceu 40 frações untadas por similaridade em cromatografia de camada fina (TLC). As frações 37 à O foram semelhantes à F3, com rendimento de 22 por cento. Análises por cromatografia líquida de alta eficiência analítica confirmaram a semelhança entre as frações, bem mo à ausência do composto trans-desidrocrotonina na fração F3. O espectro da ressonância magnética nuclear protônica e analises específicas m TLC da F3 mostraram a presença de 4 açucares, de 2 aminoácidos e de alcalóides, sendo identificada a n-metiltirosina. No modelo de nocicepção químico, o pré-tratamento (60 min) de amundongos com o EA (O, 1 a l g/kg, p.o.) e a fração F3 (3 a 30 mg/kg. p.o.) obtidos as cascas do Croton cajucara inibiram de maneira...(au)