Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Com o objetivo de caracterizar o receptor de angiotensina presente n sistema cardiovascular da serpente Bothrops jararaca, foram realizados estudos funcionais e com radioligantes em anéis de aorta e na musculatura cardíaca dessa serpente. Os três octapeptídeos estudados produziram efeito contrátil em aorta, com valores de pD2 de: 7,52 ñ O,17 [Asp1 , lle]All; 8,08 ñ O,10 [Asp1, Val5 ]All; 5,99 ñ O,05 [Asn1, Val5 ]All.
A ordem de potência dos análogos de angiotensina foi:
[Asp1 , Val5 ]All > [Asp1, lle5]All >>> [Asn1 , Val5 ]All, diferente do observado para outros vertebrados. [Sar1, lle8]All, antagonista não seletivo, losartan, antagonista seletivo AT1, e PDl23319, antagonista seletivo AT2, causaram deslocamento para a direita da curva concentração-efeito de [Asp1, lle5 ]All com diminuição do efeito máximo. Os valores de pKB foram, respectivamente, 5,16 ñ O,09; S,67 ñ O,31; 5,18 ñ O,62, os quais estão acima dos valores de pA2 e pKi3 descritos na literatura para estes antagonistas, sugerindo que o receptor de angiotensina presente na aorta da serpente Bothrops jararaca não é o AT1 ou o AT2. O prévio tratamento dos anéis de aorta com fenoxibenzamina, antagonista não seletivo de adrenoceptores alfa, não alterou a resposta contrátil induzida por [Asp1, lle5]All. A remoção da camada endotelial do vaso também não modificou a resposta induzida por [Asp1, lle5]All. Esses resultados indicam o não envolvimento de catecolaminas ou de fatores liberados do endotélio na resposta contrátil induzida pela angiotensina em aorta isolada de Bothrops jararaca. Ensaios de ligação da [3 H]All foram realizados em preparação bruta de membrana de coração da Bothrops jararaca, na ausência e na presença de [Asp1, lle5]All 10-4 M a 4§ C por lh e mostraram a presença de sítio específico e saturável para angiotensina. O valor de KD obtido foi de 7,34 ñ 1,41 nM e a densidade de receptores de 72,49 ñ 15,18 fmol/mg. Este sítio de ligação apresentou afinidade semelhante à descrita para o receptor de angiotensina em outras preparações biológicas. Experimentos de competição com análogos de angiotensina e com antagonistas peptídicos indicaram também a presença de um único sítio de ligação. A ordem de potência para os análogos de angiotensina e i para todos os antagonistas utilizados foi:
[Asp1 , lle5]All = [Asp1, Val5]All = [Sar1, lle8]All > [Asn1, Val5]All >> [Sar1, Ala8]All >>>> losartan = PD 123319. Esses resultados gerem a presença de um ...(au)