Desenvolvimento e validaçäo de programa multimídia aplicado ao ensino do câncer da próstata

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O modelo atual de ensino médico em nível de graduação está em debate, já que os níveis de retenção de conhecimento e o interesse dos alunos parecem estar declinando nos últimos anos. Para entender melhor esse o fenômeno, desenvolvemos um programa multimídia sobre câncer da próstata com a intenção de avaliar o seu papel como um instrumento de ensino da Urologia em nível de graduação.

Sessenta estudantes do terceiro ano médico foram divididos em dois grupos:

Grupo I, com 31 estudantes, que foram expostos ao programa multimídia sobre câncer da próstata; Grupo II, com 29 alunos, que assistiram a uma aula expositiva sobre o mesmo assunto. No final, o nível de aquisição de conhecimento de ambos os grupos foi avaliado através de uma prova com testes de múltipla escolha. Adicionalmente, os componentes do Grupo I responderam a um questionário sobre suas opiniões no ensino baseado na informática. As notas obtidas pelos membros dos Grupos I e II foram similares (60 por cento versus 62 por cento, p>O,O5). Por outro lado, a maioria dos estudantes (23/31) expostos ao programa multimídia, mencionaram que o professor não pode ser substituído pelo programa e que a interação com o professor ainda é relevante. De acordo com os dados do presente estudo, programas multimídia já podem ser utilizados como instrumento de ensino de graduação em Medicina, desde que adicionalmente seja oferecido um contato com o professor

More related