Detecçäo e tipagem do papilomavírus humano em lesöes cutâneas de verruga viral de pacientes infectados pelo HIV-1

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

As verrugas virais são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Atualmente são conhecidos mais de 120 genótipos de HPV, dos quais cerca de 80 já estão bem caracterizados. Os estudos de prevalência dos tipos de HPV em verrugas virais cutâneas têm sido realizados, principalmente, em indivíduos ímunocompetentes e em pacientes imunodeprimidos por transplante. Nestas populações, a maioria dos estudos tem demonstrado maior freqüência dos tipos de HPV pertencentes ao grupo 2/27/57. O presente estudo teve como objetivo a detecção e tipagem do HPV em verrugas virais cutâneas de pacientes imunodeprimidos por infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV-1). Foram estudadas 25 amostras de verrugas virais cutâneas de pacientes infectados pelo HIV-1 e 14 amostras de indivíduos de grupo controle, não infectados pelo HIV-1. A detecção do HPV foi realizada através da técnica de PCR, com a utilização de dois pares de iniciadores: MYO9/MY11 e RK91.

A tipagem do HPV foi executada através de duas técnicas:

restrição enzimática e seqüenciamento automatizado. O HPV foi detectado, através da PCR, em 64,0 por cento das amostras de verruga viral cutânea dos paciente infectados pelo HIV-1 e em 78,6 por cento das amostras do grupo controle. Os tipos de HPV identificados nas lesões cutâneas de verruga viral de pacientes infectados pelo HIV-1 foram: HPV 2 (37,5 por cento), HPV 57 (31,2O/o), HPV 27 (l2,5 por cento), HPV 6 (l2,5O/o) e HPV 7 (6,2 por cento).

Os tipos de HPV identificados nas lesões do grupo controle foram:

HPV 57 (36,4 por cento), HPV 27 (27,3 por cento), HPV 2 (l8,2 por cento) e HPV 6 (9,1 por cento). Os tipos de HPV pertencentes ao grupo 2/27/57 predominaram, tanto nas lesões dos pacientes infectados pelo HIV-1 (81,2 por cento) como dos indivíduos do grupo controle (81,8 por cento), o que se compara ao verificado na maior parte dos estudos em indivíduos imunocompetentes e em pacientes imunodeprimidos por transplante. O HPV 6, identificado em duas lesões de pacientes infectados pelo HIV-1 e em uma lesão de indivíduo do grupo controle, apresenta tropismo por mucosas e tem sido muito raramente observado em lesões cutâneas. O HPV 7, caracteristicamente associado às verrugas dos açougueiros, tem sido recentemente descrito em lesões orais e periorais de pacientes infectados pelo HIV-1. No entanto, é a primeira vez que este tipo de HPV é identificado em lesões cutâneas de verruga viral de pacientes infectados pelo HIV-1,...(au)

More related