Avaliaçäo da prevalência de anemia ferropriva e da deficiência de ferro em lactentes e pré-escolares, assistido em creches da cidade de Jundiaí e sua resposta frente a utilizaçäo de sucos fortificados com ferro e ferro associado à vitamina A

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introdução:

A anemia ferropriva é atualmente, a deficiência nutricional mais freqüente no mundo,- seguida pela da hipovitaminose A. Ambas participam na fisiopatologia das anemias carenciais, porém sua interação ainda permanece pouco esclarecida. Nossas objetivos foram comparar a resposta hematológica em crianças de 6 a 58 meses, frente à fortificação de ferro quelato ou ferro quelato associaçäo à vitamina A.

Casuística e métodos:

Os autores acompanharam - 64 crianças matriculadas em creches da cidade de Jundiaí entre 6 e 58,-meses,du,rante 180 dias e divididas em dois grupos: 1) 30 crianças que receberam suco fortificado com ferro. quelato na dose de 9 mg/litro; 2) 34,- criança que receberam suco fortificado com ferro quelato (Fe) na mesma dose, acrescido de 2.000 UI de vitamina A (Fe + Vit. A) Os grupos foram homogêneos segundo as condições sociais, familiares e físicas, idas crianças. A avaliação antropométrica e física foi, realizada no início e ao final do período de estudo, trabalhando-se com crianças em boas condições energético protéicas, sem variação no decorrer do estudo. As avaliações laboratoriais constituíram-se de dosagens de Hb e Htc inicial, aos 30 e 80 dias; de ferro sérico, TBC,, saturação de transferrina e ferritina antes e após 180 dias de fortificação.

Resultados:

Observou-se redução da prevalência de anemia corte a início do trabalho (25 por cento) e após 180 dias (3 por cento). As dosagens de Hb e Htc apresentaram-se melhor aos 3O dias, no grupo recebedor de ferro, igualando-se em ambos após 180 dias. A saturação de transferrina e TIBC mostraram variações sígnificantes dentro do próprio grupo entre o período anterior e após 180 dias de fortificação, sem diferenças entre os dois grupos, O ferro sérico e a ferritina apresentaram-se sem variações significantes nos dois grupos nos períodos pré e após fortificação.

Conclusão:

a fortificação de sucos naturais com pequenas doses de, ferro quelato, associados ou não à vitamina A, é medida eficaz na prevenção e auxílio ao controle da anemia ferropriva

More related