Mapa Mínimo de Relaçöes: adaptaçäo de um instrumento gráfico para configuraçäo da rede de suporte social do idoso

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Tem como objetivo de adaptar um instrumento gráfico denominado Mapa Mínimo de Relaçöes que identifica a Rede de Suporte Social de idosas quanto à composiçäo, proximidade de relacionamento e tamanho da mesma, associados às funçöes desempenhadas por seus integrantes; e analisar a aplicaçäo do instrumento pelos profissionais de saúde.

A pesquisa exploratória constou da elaboraçäo de um instrumento organizado metodologicamente em:

1) dados de identificaçäo; 2) adaptaçäo do Mapa Mínimo de Relaçöes de Sluzki, que foi aplicado a uma amostra näo probabilística (por acessibilidade ou conveniência) composta de 30 idosas, distribuídas em dois grupos etários: 60-75 anos e 75 anos e mais. A adaptaçäo do Mapa Mínimo de Relaçöes e o instrumento como um todo indicam sua aplicaçäo para configurar a Rede de Suporte Social de Idosas bem como para auxiliar a prática dos profissionais de saúde que atuam nessa área. Recomenda, no entanto, que outros estudos envolvendo populaçöes mistas sejam desenvolvidos

More related