Mulheres da Luz: uma etnografia dos usos e preservaçäo no uso do crack

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Conhecer as relaçöes que se estabeleceram entre a prática da chamada baixa prostituiçäo feminina e a prática do uso de crack no local conhecido como crackolândia, na regiäo da Luz, zona central da cidade de Säo Paulo.

Métodos:

Realizou-se pesquisa etnográfica junto às mulheres que freqüentam e/ou fazem programas na regiäo, observando as relaçöes entre as práticas da prostituiçäo e do uso do "crack".

Resultados:

A entrada do crack ocasiona conflitos entre as mulheres que se prostituem e o utilizam e as näo usuárias, pelo fato de cobrarem menos pelo preço dos programas. Existe uma maior exposiçäo para os problemas de saúde em especial para as DSTs/AIDS, ocasionados näo só pelo uso do "crack", mas também pela situaçäo de pobreza e crenças do que seja ser saudável. Contudo, observou-se que as mulheres usuárias do crack se valem de estratégias para o controle do uso e cuidados com o corpo.

Conclusöes:

Verificou-se que o consumo de "crack" mais que uma adesäo a uma substância é uma adesäo a uma forma de viver no circuito da rua; também observou-se a existência de algumes formas de cuidados com a saúde e o corpo dentro desse estilo de vida. Diante disto, propöe uma forma de atuaçäo mais efetiva para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, através de estratégias que elas mesmas já desenvolvem, trabalhando numa perspectiva de reduçäo de danos para o consumo do "crack"

More related