A dor e o sofrimento no trabalho: uma análise dos aspectos psicossociais relacionados ao desenvolvimento das LER (Lesöes por Esforços Repetitivos)
Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetiva contribuir para a compreensäo dos fenômenos relacionados ao aparecimento e desenvolvimento das LER (Lesöes por Esforços Repetitivos), dando ênfase à dimensäo psicossocial. Pela natureza do trabalho, a opçäo feita foi pela metodologia qualitativa, dentro dela o estudo de caso. Para tanto, foram entrevistadas quatro trabalhadoras bancárias, de um banco federal da cidade de Säo Paulo, afastadas do trabalho, com diagnóstico de LER. Foi utilizado um roteiro básico de entrevistas. Verificou a complexidade da questäo e a interferência da dimensäo psicossocial no adoecimento. Muitos säo os aspectos presentes no desenvolvimento das LER. As relaçöes de trabalho dificultadas pelo sistema produtivo atual, que impöe o capitalismo flexível: sofrimento físico e mental que antecede e precede o adoecimento; a onipresença da dor e as limitaçöes que a doença impöe; a dificuldade no diagnóstico e no tratamento; comprometimento da vida pessoal e familiar. As açöes em torno da LER näo podem prescindir dos aspectos psicossociais, e devem abranger as dimensöes individual, grupal e política-social