Afasia em pacientes admitidos no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Säo Paulo com o diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral entre setembro de 1997 a abril de 1998
Publication year: 1998
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Descreve as afasias segundo tipos e sintomatologia em pessoas com Acidente Vascular Cerebral. Foi acompanhado um serviço de Pronto Socorro durante o período de 8 meses, entre setembro de 1997 e abril de 1998, para avaliaçäo da linguagem de pessoas com primeiro episódio de Acidente Vascular Cerebral, diagnosticadas através de avaliaçäo neurológica e tomografia computadorizada de crânio. A avaliaçäo de linguagem foi realizada com a utilizaçäo do protocolo MT-86B (modificado). Foram admitidos 438 casos com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral, sendo 128 com história prévia e 36 com episódio transitório, totalizando 274 casos de primeiro episódio de Acidente Vascular Cerebral. A avaliaçäo de linguagem identificou 67 casos de afasia, sendo 34 mulheres e 33 homens. A idade mínima encontrada foi de 25 anos e a máxima de 91 anos e a idade média foi 54,4 anos. A média de anos de escolaridade foi de 5,4. O Acidente Vascular Cerebral mais freqüente foi o isquêmico cortical e do lado esquerdo.