Contracepçäo e aborto: perspectiva masculina

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Analisar a perspectiva masculina acerca da anticoncepçäo, do aborto provocado e do uso de métodos contraceptivos, entre homens que viviam em uniäo legal ou consensual.

Métodos:

Estudo descritivo, analisando dados secundários. O tamanho amostral foi calculado em 310 homens, vivendo em uniäo mas, dada a disponibilidade de casos, analisaram-se informaçöes de 361 homens. Utilizou-se o teste de qui-quadrado para avaliar as diferenças entre os grupos e a análise múltipla por regressäo logística.

Resultados:

Cerca de 38 por cento dos entrevistados usavam algum método anticoncepcional de participaçäo masculina. Os entrevistados manifestaram-se mais favoráveis ao aborto frente a risco de vida da gestante, gravidez resultante de estupro e anomalia fetal. O maior grau de escolaridade, relacionou-se ao uso de algum método de participaçäo masculina, de condon e vasectomia, bem como apareceu como relevante para determinar a postura dos participantes acerca do aborto.

Conclusöes:

Levando-se em conta as características da amostra, percebe-se a possibilidade de concretizarem na sociedade brasileira mudanças importantes na perspectiva masculina quanto à contracepçäo e ao aborto. Para viabilizar tais mudanças, evidenciou-se a necessidade de investir na educaçäo de homens e mulheres, uma vez que esta apresentou-se como um divisor de água no equilíbrio das relaçöes de gênero

More related