Epidemiologia da anemia aplástica adquirida severa: em estudo caso-controle realizado no Brasil

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Clínica Médica to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A Anemia Aplástica Adquirida (AAA) é uma doença hematológica rara, de elevada letalidade. Existem poucos estudos epidemiológicos sobre AAA publicados até o momento, e seus resultados säo controversos. No Brasil, esta é a primeira pesquisa voltada a estudar os fatores de risco dessa doença.

Dentre os possíveis fatores causais da AAA tem sido apontados:

medicamentos, vírus, pesticidas e solventes.

Os objetivos deste estudo foram:

estimar o coeficiente de incidência da AAA no Estado do Paraná, descrever as características sociodemográficas dos pacientes com AAA e investigar as seguintes exposiçöes prévias: uso de determinados medicamentos; exposiçäo a pesticidas, radiaçäo, solventes e ocorrência de determinadas infecçöes virais. Foi realizado um estudo caso-controle. Foram selecionados os casos novos confirmados da doença atendidos no serviço de hematologia do Hospital de Clínicas de Curitiba. Para cada caso foram identificados dois controles comunitários e um controle hospitalar. Quando os resultados observados nos dois grupos controles foram diferentes, considerou-se como válido o observado nos controles hospitalares (exceto para medicamentos). Foram incluídos 125 casos, 260 controles comunitários e 129 hospitalares

More related