Prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes de um centro de juventude do município de Säo Paulo

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade em um grupo de adolescentes.

Metodologia:

Foram estudados 203 adolescentes de 10 a 17 anos de idade freqüentadores de um Centro de Juventude do Município de Säo Paulo. Para diagnóstico de sobrepeso foram utilizados os valores da distribuiçäo do Indice de Quetelet (IQ) por idade, baseado na populaçäo norte-americana (Must e col. 1991) e para o de obesidade utilizou-se a quantidade de gordura corporal obtida pelo método de impedância bioelétrica. Realizou-se auto-avaliaçäo do estágio de maturaçäo sexual de cada adolescente, com base nos estágios propostos por Tanner (colli e col. 1993).

Resultados:

Detectou-se que 38,9 por cento dos adolescentes se encontravam no segundo estágio de desenvolvimento sexual. A prevalência de sobrepeso encontrada foi de 20,7 por cento, sendo 21,3 por cento para o sexo masculino e 19,8 por cento para o feminino. A proporçäo de obesos verificada foi de 33,6 por cento dos meninos e 66,7 por cento das meninas com diferença estatística significativa (p<0,00). Foi observada diferença estatisticamente significante entre os sexos quanto à porcentagem de gordura corporal.

Conclusöes:

A prevalência de obesidade foi 46,8 por cento, variando de 41,7 a 55,6 por cento, segundo estágios de maturaçäo sexual. A prevalência de sobrepeso foi 20,7 por cento, sendo a menor igual a 13,0 por cento, no III estágio de Tanner e a maior 33,3 por cento no V. Recomenda estudos sobre a possibilidade de incorporar o estágio de maturaçäo sexual na análise dos dados sobra a avaliaçäo nutricional de adolescnetes

More related