Percepçäo de condiçöes de saúde bucal em adultos trabalhadores

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Avaliar a percepçäo de condiçöes de saúde bucal de uma populaçäo de trabalhadores adultos, assim como estabelecer o quadro epidemiológico através de indicadores objetivos; testar a aplicabilidade, em outras faixas etária, de uma questionário traduzido para o idioma português, originalmente delineado para idosos, e já validado para uma populaçäo idosa brasileira.

Metodologia:

Foram examinados 113 trabalhadores que freqüentam o Serviço de Saúde do Trabalhador do município de Diadema, SP, Brasil que também responderam a um formulário contendo perguntas de percepçäo e o índice GOHAI. Os índices objetivos de saúde bucal utilizados foram CPO-D, CPI, PIP e indicadores de uso e necessidade de próteses, conforme metodologia recomendada pela OMS.

Foram coletadas as variáveis de interesse:

grupo étnico, ocupaçäo, escolaridade e renda familiar.

Resultados:

Os indicadores objetivos revelaram um quadro epidemiológico esperado, com alta prevalência de cárie dentária e de agravos periodontais. A percepçäo das condiçöes de saúde bucal foi eminentemente positiva e manteve algumas correlaçöes com o índice GOHAI, também positivo. Este apresentou correlaçäo positiva com o percentual de elementos dentários restaurados do índice CPO-D.

Conclusöes:

Conclui que a autopercepçäo foi mais positiva em relaçäo ao periodonto do que aos doentes; a maior parte dos indivíduos avaliou sua condiçäo bucal como regular ou boa. O índice GOHAI provou ser aplicável à populaçäo do estudo através de teste de confiabilidade do coeficiente alfa de Cronbach. As discrepâncias entre o quadro epidemiológico e a percepçäo apontam para a necessidade de facilitar o acesso da populaçäo adulta trabalhadora aos serviços de atençäo à saúde bucal

More related