Resultados da cirurgia anti-refluxo em crianças com disfunçäo näo-neurogênica do trato urinário inferior

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Alguns autores têm encontrado uma maior incidência de falha da cirurgia anti-refluxo vesicoureteral em crianças com disfunção não-neurogênica do trato urinário inferior (DTUI). No entanto, os poucos trabalhos sobre o tema não apresentaram resultados convincentes por falta de grupo controle. O presente estudo tem por objetivo estudar o papel da DTUI nos resultados da cirurgia anti-refluxo em crianças sem afecção neurológica. Diferentemente dos estudos previamente publicados, a presente série analisa os pacientes que se submeteram a cirurgia anti-refluxo, controlando aqueles com sintomas de DTUI com os sem disfunção. Após exclusão dos pacientes cujo refluxo era secundário a anomalias associadas, foram analizados retrospectivamente 104 crianças com idade superior a 5 anos que foram submetidos a cirurgia anti-refluxo.

Os pacientes foram subdivididos em 2 grupos:

os com sintomas de DTUI e aqueles sem queixas, aqui classificados como assintomáticos. Foram analizados a incidência de falha cirúrgica, assim como a taxa de infecção urinaria entre os grupos. Para a análise estatística dos dados utilizou-se o teste do qui-quadrado ou Teste exato de Fisher para avaliar a significância estatística das associações e características (reproduzidas por variáveis qualitativas) dos pacientes. Um total de 93 pacientes e 156 ureteres com refluxo foram avaliados, sendo 67 assintomáticos do ponto de vista miccional e 26 com DTUI. Das crianças assintomáticas 51 (76.1 por cento) eram, do sexo feminino e 16 (23.9 por cento) do sexo masculino com disfunçäo miccional 22 (84.6 por cento) eram do sexo masculino e daquelas c feminino e 4 (l3.4 por cento) do masculino (P=0.371). Dos 67 pacientes assintomáticos, 51 se submeteram a cirurgia anti-refluxo bilateral e 16 unilateral. Naquele com DTUI, 18 cirurgias foram bilaterais e 8 unilaterais. Todos os ureteres com refluxo ficaram curados com a cirurgia no grupo com DTUI. Dos pacientes assintomáticos, apenas um apresentou recediva de refluxo. Não houve diferença estatiscamente significante quanto a incidência de refluxo transitório ipsi e contralateral ao ureter operado entre os grupos. O presente estudo identificou uma maior taxa de infecções recorrentes apesar do uso de antibioticoprofilaxia e anticolinérgicos no grupo com DTUI (38.5 por cento vs. 29.9 por cento), apesar da diferença não ser estatisticamente significante. Também, a incidência de infecções urinarias após a cirurgia anti-retluxo foi de...(au)

More related