Proposta de uma escala de estratificaçäo de risco para a apnéia-hipopnéia do sono

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Introdução:

OS distúrbios respiratórios do sono, especialmente a apnéia-hipopnéia do sono, são problemas de saúde pública, devido à sua grande prevalência, associação com mortalidade, morbidade, maior uso dos sistemas de saúde e custos.

Objetivos:

identificar preditores clínicos independentes de apnéia-hipopnéia do sono; combinar o "peso" de suas associações na forma de uma Pontuação.

Critérios de inclusão:

ser maior de vinte anos de idade, encaminhado para realização de polissonografía na Disciplina de Psicobiologia da Universidade federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.

Critérios de exclusão:

estar em tratamento para apnéia-hipopnéia do sono; deficiência intelectual.

Tamanho da amostra:

400 pacientes consecutivos.

Resultados:

Encontramos os seguintes preditores independentes da apnéia-hipopnéia do sono: idade, índice de massa corpórea, circunferência do pescoço, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular e despertar com sufocamento.

Conclusões:

identificamos seis preditores independentes da apnéiahípopnéia do sono; a combinação dos "pesos" desses preditores permite a estratificação de risco para a apnéia-hipopnéia do sono

More related