Utilizaçäo da técnica da reaçäo da cadeia de polimerase no diagnóstico diferencial das uveítes causadas por toxoplasma gondii, herpes epstein barr e microbacteria sp em pacientes com e sem infecçäo pelo vírus da imunodeficiência humana

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Foram estudados 24 olhos de 24 pacientes, sendo 16 infectados pelo HIV e 4 HIV negativos em estudo clínico prospectivo. Do total de pacientes estudados, 20 apresentavam diagnóstico clínico de uveíte e 4 não apresentavam uveíte (grupo controle). Todos os pacientes foram submetidos a exame oftalmológico, sorológico, radiológico e cutâneos. Foram realizados exames do PCR nas amostras de soro, humor aquoso e humor vítreo para detecção do DNA dos seguintes agentes etiológicos: Toxoplasma gondii, vírus herpes simples e zoster, vírus Epstein Barr, micobacteriose sp e citomegalovírus. Dos 20 pacientes com uveíte, 12 (60 por cento) possuíam hipótese diagnostica de CMV e em l destes a hipótese era de infecção associada de CMV e toxoplasmose. A sensibilidade e especificidade do teste do PCR no soro para o CMV foi de 25 por cento e 87,50 por cento respectivamente. Dos 12 pacientes com hipótese diagnostica de CMV, 3 (25 por cento) foram confirmados pelo PCR no aquoso e 9 (75 por cento) foram negativos. Dos 8 pacientes com outras hipóteses diagnosticas, l (l2,5 por cento) foi positivo para o CMV e 7 (87,50 por cento) foram negativos para CMV. Em dois casos onde a hipótese diagnostica era de CMV encontramos PCR positivo para CMV, EBV, Toxoplasma gondii em um caso e CMV e EBV em outro. A sensibilidade e especificidade do teste do PCR no vítreo para o CMV foi de 50 e 100 por cento respectivamente. Dos 12 pacientes com hipótese diagnostica de CMV, 6 (50 por cento) foram confirmados pelo PCR no vítreo, 9 (75 por cento) foram negativos. Dos 8 pacientes com outras hipóteses diagnosticas, todos foram negativos para CMV. Em um caso encontramos a associação de CMV e HSV. A sensibilidade e especificidade do teste do PCR no soro para o Toxoplasma gondii foi de O e 93,75 por cento respectivamente. Dos 4 pacientes com hipótese diagnostica de toxoplasmose, nenhum foi confirmado pelo PCR no aquoso. Dos 16 pacientes com outras hipóteses diagnosticas, l (6,25 por cento) foi positivo e 15 (93,75 por cento) foram negativo para Toxoplasma gondii. Em um caso onde a hipótese diagnostica era de toxoplasmose encontramos PCR positivo para EBV e Toxoplasma gondii. A sensibilidade e especificidade do teste do PCR no vítreo para o Toxoplasma gondii foi de 50 e 93,75 por cento respectivamente. Dos 4 pacientes com hipótese diagnostica de toxoplasmose 2 (50 por cento) foram confirmados pelo PCR no vítreo e 2 (50 por cento) foram negativos. Dos 16 pacientes com...(au)

More related