Contribuiçäo ao estudo da eco-epidemiologia do Paracoccidioides brasiliensis

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A paracoccidioidomicose é unia micose sistêmica, que foi descrita pela primeira vez por Lutz, em 1908. Até o momento muitos progressos foram obtidos em relação à imunologia, patologia e diagnóstico, porém pouco se conhece sobre a ecologia do agente etiológico, Paracoccidioides brasiliensis. Assim, neste trabalho procuramos esclarecer alguns aspectos da eco-epidemiologia de P. brasiliensis. Inicialmente, avaliamos a possibilidade de utilização do cão como marcador epidemiológico de paracoccidioidomicose. Para avaliar a resposta humoral e celular a P. brasiliensis, cães foram imunizados com suspensão de células mortas do fungo. Os animais produziram anticorpos anti-gp43, e o pico da resposta ocorreu entre a 4ª e 5ª semana após a primeira dose. A inoculação de gp43 por via intradérmica em cães previamente imunizados com P. brasiliensis provocou reação de hipersensibilidade tardia. A reação apresentou induração e eritema, e o exame histopatológico da biópsia de pele demonstrou intensa reação inflamatória, com presença de células mononucleares e neutrófilos. Uma vez que cães imunizado com células de P. brasiliensis produziram resposta humoral específica contra gp43, foi realizado um estudo soroepidemiológico em cäes da regiäo Norte do Paraná.

Os animais foram divididos em três grupos:

cidade (n=54), constituído por cães de raça, saudáveis, com pouco ou nenhum acesso ao campo; periferia (n=213), formado por animais capturados na periferia, área considerada intermediária entre o meio urbano e rural; e rural (n=38), composto por cães de área rural. Foi utilizado o ensaio de ELISA indireto, com gp43 como antígeno. Os três os apresentaram reatividades diferentes, sendo que a maior positividade foi observada no grupo rural(89,47 por cento), seguido dos grupos periferia(48.82 popr cento) e cidade...(au)

More related