Análise comparativa de fatores de risco para doença ateroscerótica entre estudantes de universidades privadas de Säo Paulo e Salvador

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:

A doença aterosclerótica (D.A) é umas das principais causas de morbidade e mortalidade na população adulta em nosso meio. A elaboração de planos preventivos, voltados para a realidade onde serão implantados, é fundamental para a reversão desse quadro. Sendo o Brasil um país de grande dimensões geográficas, é razoável supor o perfil de risco aterosclerótico, sujeito à influências sócio - culturais e econômicas, apresente diferenças regionais. Como processo aterosclerótico se inicia na infância, a prevenção deve ser iniciada precocemente.

Objetivo:

O presente estudo objetivou contribuir com o conhecimento da prevalência de fatores de risco (F.R.) para D.A. em adolescentes brasileiros, caracterizando e comparando amostras de estudantes, de duas capitais brasileiras, representativas de suas regiões: Salvador e São Paulo.

Metodologia:

Foram avaliados 211 estudantes de universidades privadas (101 em Salvador e 110 em São Paulo), na faixa etária de 17 a 19 anos.

A avaliação constou de 3 etapas:

clínica (aplicação de questionário padronizado e exame físico, visando investigar a presença de F.R. para a D.A.); nutricional (obtenção de recordatório alimentar de 24 horas); e laboratorial (determinação do perfil lipídico e glicemia). A associação entre as alterações no perfil lipídico e outros fatores de risco (sedentarismo, tabagismo, diabetes mellitus, obesidade, dieta, hipertensão arterial e história familiar positiva para D.A.) também foi investigada.

Resultados:

A presença da maioria dos F.R., considerados nesse estudo, foi elevada nas amostras de Salvador e São Paulo. Porém, excesso de peso e sedentarismo foram significativamente superiores em São Paulo; enquanto ingestão inadequada de colesterol foi mais elevada em Salvador. Nesta cidade, a freqüência de níveis aumentados de colesterol total e de LDL-C, e diminuídos de HDL-C foi superior à observada em São Paulo. Já a freqüência de níveis aumentados de triglicérides foi maior em São Paulo. Na análise multivariada, o fator cidade foi identificado como preditor independente dos níveis de colesterol total, HDL-C e LDL-C, reforçando a suspeita de que haja influência regional sobre a determinação do perfil lipídico. O sexo foi preditor independente apenas dos níveis de colesterol total, enquanto o índice de massa corpórea foi predítor independente tanto dos níveis de colesterol total, quanto dos de LDL-C.

Conclusão:

Além de elevada, a prevalência dos fatores de risco...(au)

More related