Interaçäo paciente-família-equipe de enfermagem: uma proposta humanizadora

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem to obtain the academic title of Especialista. Leader:

Este trabalho é fruto de minhas inquietaçöes em face da prática do cuidado humanizado na Unidade Terapia Intensiva, onde trabalho há cinco anos. Tem como objetivos, facilitar o relacionamento interpessoal, utilizando a comunicaçäo, interagindo com a família e a equipe de enfermagem no cuidado prestado ao paciente, à luz de fatores de Jean Watson (1979; 1988). Consiste de duas fases. A primeira, realizada através de encontros com equipe de enfermagem, buscando pela reflexäo resgatar a importância da família no contexto da recuperaçäo do paciente, além de buscar, perceber a sua implicaçäo enquanto profissional neste processo. A segunda fase, se deu através do acompanhamento dos familiares dos pacientes internados na Unidade, no sentido de proporcionar a orientaçäo necessária. Após esse contato prévio de identificaçäo realizado na primeira visita e explicaç 8es sobre os meus objetivos do trabalho, alguns assuntos mais comuns eram detectados, como os principais problemas e dúvidas durante o período de permanência dos familiares nas visitas.

Os temas discutidos foram:

lavagem das mäos, equipamentos que o paciente estava em uso e condiçöes individuais de cada paciente. Desta maneira procurou-se responder as dúvidas dos familiares verbalmente e também pela distribuiçäo de folders com informaçöes. O resultado desta vivência mostrou-nos que é possível e importante, voltar-se a atençäo aos familiares, envidando todos os esforços na recuperaçäo do apciente internado. Percebeu-se a importância de desenvolver questöes reflexivas, voltadas para o cuidado humanizado, partindo de pesquisas científicas

More related