Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Curso de Pós-Graduação em Biologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Alterações estruturais do miocárdio devidas á inibição da síntese de óxido nítrico e concomitante tratamento com três drogras anti-hipertensivas foram estudadas quantitativamente após de 40 dias do tratamento.
Cinco grupo de 10 ratos:
Controle, L-NAME, espironolactona, enalapril e verapamil foram estudados. L-NAME foi administrado na dose de 50 mg/kg/dia na água do bebedouro. No 41§ dia de experimentação os ratos foram anestesiados, pesados e sacrificados. A pressão arterial da cauda (PAC) aumentou 76 por cento e 16 por cento nos grupos L-NAME e espironolactona, respectivamente, em comparação ao grupo de controle. A espironolactona, o enalapril e o verapamil foram eficientes em reduzir a PAC nos respectivos grupos (a espironolactona foi menos eficiente na redução da PAC). O volume do coração (VC) foi maior no grupo L-NAME que nos outros grupos, mas não foi diferente entre os grupos L-NAME e espironolactona. O ventrículo esquerdo foi o responsável pelas mudanças no VC. A relação entre o VC e a massa corporal (MC) não foi significativa entre os grupos L-NAME e espironolactona. Porém, esta relação foi alométrica nos grupos controle, enalapril e verapamil. No grupo controle o VC teve uma tendência alométrica positiva em relação a MC, mas nos trupos enalapril e verapamil esta tendência foi alométrica negativa. A hipertrofia cardíaca nestes animais foi prevenida mais eficazmente pelo uso do enalapril e do verapamil do que pela espironolactona. A inibição da síntese do ON provocou modificações no miocárdio e as drogas anti-hipertensivas foram eficientes na prevenção das modificações causadas pela hipertensão e a estereologia quantificou estas alteraçoes. Foram determinadas as densidades de volume dos cardiomiócitos (Vv[c]), intertício cardíaco (Vv[i]), densidade de superfície de cardiomiócitos (Sv[c]) e área transversão média dos cardiomiócitos (A[c]). Ocorreu hipertrofia dos cardiomiócitos vista através do aumento da A[c] que foi 30 por centro maior no grupo L-NAME, 13 por cento nos grupos espironolactona e enalapril. Aos 40 dias ocorrei diminuilão do Vv[c] e aumento do Vv[i] nos animais L-NAME (15 por centro e 24 por centro respectivamente)...