Avaliaçäo do consumo de alimentos fonte de beta caroteno e vitamina C em relaçäo ao câncer de mama: estudo preliminar

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutriçäo to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Compara a ingestäo de alimentos ricos em beta-caroteno e vitamina C entre mulheres com e sem câncer de mama. foi um estudo piloto, tipo caso-controle, realizado entre março e novembro de 1999 em um hospital público de Säo Paulo, Brasil, envolvendo 50 pacientes com câncer de mama e 110 sem a doença, entre 30 e 78 anos. Para cada caso, dois controle foram pareados por idade. foi aplicado um questionário sobre características sócio-demográficas e reprodutivas, tais como idade da menarca e paridade, dentre outras, bem como questöes sobre prática de atividade física, peso e altura para verificar o índice de massa corporal (IMC). A ingestäo de alimentos fonte de beta-caroteno e vitamina C foi medida através de um questionário de freqüência alimentar simples.

Os grupos foram categorizados em 3 níveis de consumo:

baixo (menos que uma vez por semana); médio (entre 1 e 3 vezes por semana) e alto (mais que 3 vezes por semana). Foram realizados testes de associaçäo pelo Qui-quadrado e as medidas de risco como odds rario (OR), com intervalo de confiança de 95 por cento (IC=95 por cento). O consumo alimentar foi avaliado por alimentos e em tercis de consumo. Näo foi observada associaçäo estatisticamente significativa entre casos e controles. Conclui que o consumo de alimentos fonte de beta-caroteno e vitamina C foi baixo tanto para casos quanto para controles, o que reflete o padräo alimentar da populaçäo brasileira como um todo. Detecta quais säo os problemas em potencial inerentes tanto a esse tipo de delineamento quanto em relaçäo a análise do consumo alimentar na busca da associaçäo entre dieta e câncer

More related