Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Introduçäo:
No Brasil, os municípios têm sido orientados a utilizarem experimentalmente o tratamento supervisionado (TS) em seus programas de controle de tuberculose. Em janeiro de 1999, o município de Taboäo da Serra introduziu o TS em todas as unidades. Objetivo:
Verifica se a implantaçäo do TS influenciou as taxas de sucesso e compará-lo com o tratamento auto-administrado (TA) entre as unidades de atendimento do município de Taboäo da Serra. Método:
Estudo de coortes dos casos tratados no período de 01 de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 1999. As coortes de casos, a partir de 01 de setembro de 1998, foram classificadas de acordo com a estratégia de tratamento e comparadas segundo suas taxas de sucesso. Resultado:
Foram estudados 250 casos no período. Optaram pelo TS 92 pacientes, dos quais 86,8 por cento foram curados e apenas quatro abandonaram o tratamento, enquanto que o TA registrou uma taxa de curta de 83 por cento com oito abandonos. Conclusäo:
O TS foi mais efetivo quando comparado ao TA no mesmo período. O desempenho do programa municipal melhorou após a implantaçäo do TS, inclusive promovendo uma maior efetividade do TA