Distribuiçäo espacial da mortalidade por câncer de mama feminino no Estado de Säo Paulo, 1991 a 1995

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

Objetivo:

Estuda a distribuiçäo espacial da mortalidade por câncer de mama feminino segundo as 63 microrregiöes (MR) do Estado de Säo Paulo, Brasil, entre os anos de 1991 e 1995, por meio de taxas padronizadas, em estudo do tipo ecológico. Verifica, também, a localizaçäo e a distribuiçäo geográfica das áreas de maior mortalidade entre as mulheres jovens, de 15 a 44, e idosas, acima de 55 anos. Foram utilizados os dados de rotina do Sistema de Informaçöes sobre Mortalidade do Ministério da Saúde do Brasil; a populaçäo estimada para o período intercensitário referente ao ano de 1993; e a populaçäo feminina residente no Estado segundo o censo de 1991.

Resultados:

Ocorreram 10.324 óbitos de mulheres residentes entre 1991 e 1995 no Estado de Säo Paulo, tendo como coeficiente médio 17,9 óbitos por 100.000 mulheres/ano (m/a). O menor coeficiente de mortalidade em mulheres de 15 anos e mais foi 2,4 óbitos e o maior foi 26,0 óbitos por 100.000 m/a, sendo que, abaixo do percentil 25, agruparam-se nas microrregiöes do quadrante sul e oeste do Estados e os acima do percentil 75, tenderam a se aglomerar próximos à microrregiäo da capital e em áreas de grandes concentraçöes populacionais, estendendo-se para o interior em direçäo até Botucatu e ao litoral do Estado. Apesar de menores coeficientes padronizados de mortalidade menores terem sido encontrados em microrregiöes de pequenas densidades populacionais e baixas de urbanizaçäo e os valores altos geralmente em grandes concentraçöes populacionais, o coeficiente de correlaçäo de Pearson foi positivo. Conclui pela utilidade da técnica para estudo ecológico exploratório e analítico em câncer, observando-se grande variaçäo entre os coeficientes de mortalidade por câncer de mama no Estado de Säo Paulo. As microrregiöes com mortalidade mais alta tendem a agrupar-se e situam-se geralmente em áreas de maior taxa de urbanizaçäo, embora tenham sido encontrados valores de correlaçäo apenas moderados entre tais variáveis

More related