Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
A fluorose dentária vem aumentando mundialmente nos últimos anos. O município de Osasco desenvolve um Programa de Promoçäo de Saúde Bucal em pré-escolares e escolares com a utilizaçäo de compostos fluoretados, além de ter sua água de abastecimento público fluoretada desde 1984. Objetiva diagnosticar a prevalência e a severidade da fluorose dentária nesta populaçäo. Métodos:
A amostra foi constituída de 4046 pré-escolares e escolares, de 5 a 12 anos de idade, representado cerca de 10 por cento do total de participantes deste programa. Foi realizado levantamento epidemiológico em todas as unidades escolares, utilizando-se o índice de Dean modificado adotado pela OMS (Organizaçäo Mundial da Saúde). Foram formadas 4 equipes de trabalho constituídas de examinadores e anotadores, os quais foram previamente calibrados para que se obtivesse uma homogeneizaçäo dos critérios. Resultados:
Esta populaçäo apresentou 19,3 por cento de casos de fluorose dentária que variaram entre os graus muito leve, leve (com 19 por cento dos casos) e moderada (com 0,3 por cento dos casos estudados). Conclusöes:
Esta populaçäo apresentou fluorose dentária acima dos padröes aceitáveis para áreas com fluoretaçäo das água de abastecimento público. Frente a esses dados, o heterocontrole dos teores de flúor nas águas de abastecimento público do município de Osasco faz-se necessário, além da utilizaçäo racional do flúor tópico com a determinaçäo de grupos de risco de cárie dentária para a correta indicaçäo dos compostos fluoretados