Características da mortalidade neonatal de residentes no município de Diadema, segundo município de ocorrência do nascimento

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Verifica se haviam diferenças entre as características dos nascidos vivos e óbitos neonatais segundo município de ocorrência do nascimento.

Método:

Estudo ecológico de uma populaçäo de nascidos vivos de mäes residentes em Diadema no período de janeiro a junho de 1997.

Os nascimentos foram analisados segundo as variáveis:

município de ocorrência, peso ao nascer, idade gestacional, tipo de parto e idade e grau de instruçäo da mäe. Os óbitos neonatais foram descritos segundo os períodos neonatal precoce (<7 dias) e tardio (7-27 dias). Calculou-se as estimativas de probabilidade de morte.

Resultados:

Verificou-se que 58,9 por cento dos nascimentos ocorreram em Diadema, 14,8 por cento em Säo Bernardo do Campo, 13,5 por cento em Santo André e 12,8 por cento em Säo Paulo. Os nascimentos ocorridos em Diadema apresentaram prevalências maiores de fatores considerados de risco para a mortalidade neonatal do que os demais municípios do estudo, contudo a maior probabilidade de morte foi verificada para as ocorrências em Säo Paulo. Os resultados sugerem que a organizaçäo e qualidade da assistência ao parto e ao recém-nascido pode estar desempenhando papel importante nas diferentes probabilidades de morte encontradas. Novos estudos säo necessários para confirmar esta hipótese

More related