Histórias de perdas fetais contadas por mulheres

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Descreve as histórias de sete mulheres que vivenciaram a experiência de perda fetal, no município de Arujá, SP, no período de julho de 1998 a junho de 1999. Tendo como objetivo "(re)conhecer o significado da perda fetal para mulheres que vivenciaram a experiência, a partir da compreensäo do processo de gravidez, com base em seus relatos", procede a um estudo de análise qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos a técnica de história oral, para a coleta de dados e, para a análise do material, a técnica de análise de conteúdo. As entrevistas, gravadas e transcritas integralmente, e posteriormente recortadas para análise, foram realizadas com mulheres identificadas a partir de atestados de óbito de nascidos mortos no período de estudo, obtidos junto ao Cartório de Registro Civil de Arujá. Os achados foram analisados, contemplando dois momentos: o contexto circunstancial da gravidez e o impacto após a perda, adotando-se categorias temáticas específicas.

O significado da perda do nenê para as mulheres deste estudo foi evidenciado por três eixos centrais:

perda de parte dela, fatalidade atribuída ao divino e mudanças de atitude perante a vida.

A rede social de apoio a essas mulheres foi constituída sobre dois pilares:

a família e a igreja, sendo praticamente inexistente o apoio de serviços de saúde. A final, todas elas expressam a vontade de viver, a necessidade de trabalhar, de estudar e, até mesmo, de ter nova gravidez

More related