Adolescentes infratores em Säo Paulo: retrato da exclusäo social?

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil to obtain the academic title of Mestre. Leader:

Objetivo:

Traçar o perfil sociodemográfico e descrever as características do ato infracional no município de Säo Paulo, relacionando o local de residência dos adolescentes infratores com o Mapa da Exclusäo/Inclusäo Social da Cidade de Säo Paulo.

Método:

A partir do banco de dados do Ministério Público, utilizou-se análise estatística e geoprocessamento para obtençäo dos resultados.

Resultados:

Em relaçäo à populaçäo do município de Säo Paulo, há um maior número de infratores negros, grande contingente natural de Säo Paulo, imensa maioria masculina, originários de famílias com rendas pouco inferiores às médias do município e com um expressivo abandono escolar. Outrossim, a reincidência é mais comum entre os que näo trabalham, näo estudam e säo provenientes de famílias com rendas mensais inferiores, padräo idêntico ao dos adolescentes que cometem atos contra o patrimônio e que formam o principal grupo internado provisoriamente. Nota-se, também, uma grande concentraçäo das taxas de adolescentes infratores, de acordo com seu local de residência, nos distritos do chamado centro velho de Säo Paulo. Na comparaçäo entre este "ranking" e os índices de exclusäo/inclusäo social da cidade de Säo Paulo, observou-se correlaçäo inversa apenaws quanto à eqüidade.

Conclusäo:

Do ponto de vista do território, näo parece haver correlaçäo entre local de moradia dos adolescentes infratores e exclusäo social, a despeiro da vulnerabilidade indicada pelo perfil destes jovens. Parece existir exceçäo no tocante à eqüidade, que aponta para uma certa resiliência nas comunidade onde há mais mulheres alfabetizadas como chefes de família

More related