Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Avaliar a qualidade de vida de indivíduos com asma ocupacional registrados em serviço de medicina do trabalho em Säo Paulo, Brasil. Métodos:
Foram avaliados 34 indivíduos com diagnóstico estabelecido de asma ocupacional entre 1995 e 1999; os instrumentos de investigaçäo utilizados foram: o questionário de qualidade de vida em asma com 32 questöes que abrange 4 domínios (limitaçäo de atividades, sintomas, funçäo emocional e estímulo ambiental), sendo que cada questäo é respondida através de uma escala de 7 pontos e o questionário geral, com 23 questöes, utilizado para obtençäo de dados pessoais, demográficos, antropométricos, clínicos e médico-legais. Resultados:
A avaliaçäo da qualidade de vida revelou que os indivíduos apresentaram os seguintes valores para os domínios: 3.8 + ou - 1.3 para limitaçäo de atividades, 3.3 + ou - 1.5 para sintomas, 2.9 + ou - 1.7 para funçäo emocional e 3.7 + ou - 1.6 para estímulo ambiental. Para o escore total o valor foi de 3.4 + ou - 1.5. Esses resultados indicam qualidade de vida bastante desfavorável em relaçäo a estudos com indivíduos com asma ocupacional e näo ocupacional. Fatores de influência na qualidade de vida como sexo, idade, renda, escolaridade, estado profissional e uso de medicamento näo alteraram significativamente a qualidade de vida desses indivíduos. Conclusäo:
A qualidade de vida foi insatisfatória para os indivíduos com asma ocupacional avaliados nesse estudo. Indivíduos mais novos, com maior escolaridade, maior renda e com asma menos grave tenderam a ter qualidade de vida melhor, embora essa tendência näo tenha sido significativa