Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Avaliar a existência do ruído como um problema ambiental e seus possíveis efeitos na qualidade de vida e na saúde da populaçäo. Métodos:
Numa zona residencial multifamiliar, constituída de apartamentos e lindeira a uma via de grande volume de tráfego, na cidade de Brasíleira, foram feitas mediçöes de ruído nos níveis térreos dos blocos selecionados e nos apartamentos, com janelas abertas e fechadas. Aplicou-se um questionário sobre percepçäo da qualidade ambiental urbana, sensibilidade e efeitos relacionados à exposiçäo ao tráfego urbano. Resultados:
Identificou-se que: a área de estudo é comprometida quanto ao aspecto da poluiçäo sonora e a populaçäo sofre, diariamente, com este problema; o nível de ruído incomoda as pessoas que moram na área e interfere na realizaçäo de atividades diárias. Conclusöes:
Os grupos de pessoas do sexo feminino e os demais jovens mostraram-se mais sensíveis ao ruído e declararam sentir com maior intensidade seus efeitos negativos; consequentemente säo as menos acostumadas com o problema