Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia to obtain the academic title of Mestre. Leader:
Objetivo:
Avalia o resultado da participação de um grupo de médicos (grupo B) em um grupo Balint, comparativamente a médicos que compuseram um grupo controle (grupo NB), em relação às possíveis mudanças de comportamento no seu trabalho e a influência dessas na qualidade do atendimento prestado. Métodos:
Os dois grupos de médicos foram avaliados em dois períodos, antes e depois da participação no Grupo Balint, respectivamente fases I e II. Foram realizadas:
a) entrevistas para conhecer as opiniões sobre o trabalho médico e as atitudes em relação aos pacientes; b) observações de consultas para avaliar o comportamento dos profissionais durante as mesmas e, c) avaliações de registros de prontuários. Resultados/Conclusões: O grupo B mostrou diminuição do medo e da angústia; capacitou-se para "ouvir" o paciente e a interpretar as suas "ofertas". Os dois grupos mostraram tendência a maiores escores na fase II; porém, em relação ao tópico "Afeto", enquanto o grupo B apresentou aumento dos escores, o grupo NB manteve-os em valores negativos. O grupo B registrou mais dados nas duas fases, destacando-se o aumento do registro de dados psicossociais na fase II