Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Säo Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Objetivo:
Descreve e analisa as condições de trabalho dos trabalhadores de enfermagem de Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora. Para tal, identificaram-se as condições favoráveis e desfavoráveis do trabalho e sua repercussão na vida e no processo saúde-doença desses trabalhadores. Método:
A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de um formulário com questões fechadas e do mapeamento de riscos, através de enquetes coletivas com os trabalhadores, em que foram descritas as condições favoráveis, desfavoráveis e propostas de solução para as situações/problemas levantados, tendo-se elaborado em seguida a classificação das cargas de trabalho. Resultados:
Dentre as condições desfavoráveis, trabalhadores das Unidades Básicas consideram o trabalho perigoso e insalubre, já sofreram acidentes com material perfuro-cortante, e apresentam problemas de saúde como hipertensão, referindo-se à presença de cargas físicas, químicas, biológicas, fisiológicas, mecânicas e psíquicas, com predominância das últimas. Como condição favorável, citaram a existência de estrutura física adequada e bela, de aspecto agradável, a existência de equipamentos, materiais e mobiliários necessários e a funcionalidade da Unidade. Conclusões:
A análise mostra que as cargas e as condições desfavoráveis, contrapondo-se às favoráveis, se repetem na maioria das vezes. Assim sendo, pode-se dizer que os trabalhadores de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora estão sujeitos a condições de trabalho que tanto os expõem a cargas que, ao longo do tempo, podem levar a um desgaste das capacidades vitais destes trabalhadores como estão sujeitos a condições benéficas que podem potencializar essas capacidades