Estudo comparativo in vitro de quatro sistemas de instrumentaçäo rotatória, tendo em conta a deformaçäo do canal radicular

Publication year: 2000
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Odontologia to obtain the academic title of Doutor. Leader:

O objetivo do presente estudo foi comparar a eficiência de quatro sistemas rotatórios de instrumentaçäo de canais radiculares quanto à capacidade de efetuar a dilataçäo sem provocar desvios ou deformaçöes anatômicas, mantendo o eixo de curvatura original do canal. Oitenta raízes mésio-vestibulares com curvatura em torno de 30º, de molares superiores, divididos em quatro grupos de 20 dentes cada, tiveram os canais instrumentados pelos sistemas: ProFile.04.06, Quantec LX, ProFile series 29 e Pow-R. Após instrumentaçäo biomecânica, os canais foram preenchidos com Telebrix 38 e delineados através de projeçöes das radiografias pré e pós-preparo. Os canais foram medidos em oito níveis e avaliados através de um método matemático que dispensa a presença de observadoes. Os resultados mostraram preparos com boa conicidade, bem centrados, com baixo índice de transporte, sem rasgo, perfuraçäo ou zip apical que pudessem comprometer a instrumentaçäo. Estatisticamente, quanto à qualidade do preparo, näo foi encontrada diferença significante entre os grupos (p<0,05). Quanto à manutençäo do eixo do canal, o sistema Pow-R apresentou índices de transporte mais elevados, com diferença significante em relaçäo ao ProFile.04.06 (p<0,05)

More related