Avaliaçäo do tratamento intensivo com clorexidina e flúor na reduçäo das contagens salivares de estreptococos grupo mutans
Publication year: 1999
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader:
A cárie tem sido considerada uma doença multicausal, tendo em sua etiopatogenia básica influência direta da microbiota bucal. Os principais microrganismos relacionados com o surgimento das lesões de cárie são os estreptococos grupos mutans. A prevenção e o controle da doença representa um grande desafio para a odontologia, pois as seqüelas ainda são detectáveis em grande parte das crianças brasileiras. O fator microbiota pode ser controlado com uso de antimicrobianos, entre eles iodo, xilitol, penicilina, própolis, flúor e clorexidina. A clorexidina é a substância melhor documentada e que apresenta melhores resultados, sendo ainda considerada como padrão-ouro para comparação de novas substâncias testadas. O objetivo deste trabalho foi comparar os tratamentos intensivos com cloreidina e flúor em relação à redução das contagens salivares de estreptococos grupo mutans. Para isso, foram analisados 2 grupos de crianças de 05 a 11 anos, com dentadura mista, que receberam o tratamento com clorexidina, grupo 1, e com flúor, grupo 2.