Perfil do paciente parkinsoniano atendido em ambulatório de um hospital geral universitário da grande Säo Paulo

Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Enfermagem to obtain the academic title of Mestre. Leader:

A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo, crônico, progressivo e de etiologia desconhecida. Caracteriza-se pela perda de neurônios da substância negra compacta, produtores de dopamina. Resulta em distúrbios do movimento como tremor em repouso, rigidez muscular, bradicinesia e anormalidades da postura.

Objetivos:

caracterizar a amostra de pacientes com DP idiopática e identificar os fatores que interferem nas atividades de vida diária.

Método:

Trata-se de um estudo prospectivo no qual foram estudados 58 pacientes, sendo 71 por cento homens e 29 por cento mulheres, com idade média de 63 anos e um tempo de duraçao da doença de 6,5 anos. A raça predominante foi composta de indivíduos brancos 79,3 por cento. O estado civil constituiu-se de 65,6 por cento casados legalmente. O grau de escolaridade foi baixo, a maioria possuía o primeiro grau incompleto 41 por cento. A renda familiar foi 4,5 salários mínimos, sendo 65 por cento aposentados, destes 47 por cento foram aposentados pela DP. O grupo foi formado de 7 por cento tabagistas e 10,4 por cento etilistas e 45 por cento com uma ou mais doenças associadas à DP. Ficou evidenciada uma predominância de 38 por cento de indivíduos no estágio 2, seguida por 24 por cento no estágio 3. Na etiopatogenia, 28 por cento sofreram exposiçao a produtos agrotóxicos e 15,5 por cento tiveram história familiar. Receberam orientaçao sobre a DP 52 por cento, destes 82 por cento foram orientados pelo médico. No quadro clínico, 72,5 por cento apresentaram tremor e rigidez e 37 por cento queixas de alteraçao da marcha. Foi constatado que 26 por cento demonstraram quedas. Foram encontrados 45 por cento dos pacientes com queixas de tonturas e 33 por cento com falta de equilíbrio. Queixas para alteraçoes da voz foram 52 por cento e com distúrbios da deglutiçao 31 por cento. Nos efeitos colaterais dos medicamentos, as alteraçoes gástricas atingiram 45 por cento e as intestinais 55 por cento. Foram identificados 28 por cento com urgência miccional. As discinesias chegaram a 44 por cento. Cerca de 36 por cento dos pacientes queixaram-se de déficit de memória.

More related