Distribuiçäo das subpopulaçöes de linfócitos T de sangue periférico após infecçäo e doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis
Publication year: 2001
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina. Curso de Medicina to obtain the academic title of Doutor. Leader:
Considera-se que a resposta imunológica celular após a infecção pelo M. tuberculosis é mediada principalmente por linfócitos T. Vários estudos têm demonstrado uma associação da tuberculose com um acentuado grau de deficiência imunológica. No conduzimos o presente estudo para avaliar a distribuição de diferentes subtipos de linfócitos T na infecção pelo M. tuberculosis tanto antes como após a terapia, utilizando a análise multiparamétrica por citometria de fluxo. As amostras de sangue tratadas com EDTA foram obtidas de 74 voluntários. Foi identificado o número absoluto de linfócitos T CD4+ e T CD8+ periféricos, bem como os fenótipos de ativação, memória, efetor e precursor, usando combinações de anticorpos monoclonais (CD38, HLA-DR, CD45RA e CD27). As amostras foram analisadas utilizando citômetro FACSCalibur e o software CellQuest (Becton Dickinson).